Como funciona a Vendimia?

A vindima é a colheita das uvas, geralmente utilizadas na produção de vinhos e licores. A palavra “vindima” vem do latim “vindemia”, formada por “vinum” (vinho) e “demere” (cortar), ou seja, cortar o cacho da videira. Como a vindima é um dos momentos mais importantes na elaboração do vinho, hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ela.

História da Vindima

A história da vindima remonta a milênios, já que há vestígios indicando que já no período neolítico se desenvolvia a vitivinicultura em algumas regiões do mundo. No Antigo Egito, a colheita das uvas era feita de forma muito semelhante à atual: os vindimadores recolhiam os cachos e os transportavam em cestos até um lagar de pedra ou barro.

Na Grécia, a vindima estava ligada ao culto a Dionísio, deus da agricultura e do vinho. A colheita era feita como no Egito, e durante esse período as atividades políticas e militares eram interrompidas para que todos pudessem participar da celebração — uma das mais importantes da cultura grega.

Já na Roma Antiga, a vindima era feita principalmente pelas mulheres. Começava pelas partes da vinha mais expostas ao sol e só depois nas sombreadas. Os romanos já contavam com especialistas que decidiam quais cachos colher, avaliando o ponto ideal de maturação.

Época da Vindima

O período da vindima depende de diversos fatores, como o grau de maturação da uva, as condições climáticas, a zona de produção e o tipo de vinho a ser elaborado. Normalmente, acontece entre agosto e setembro. Porém, variações climáticas — como chuvas fortes ou secas — podem adiantar ou atrasar a colheita. O momento ideal é determinado pelo estado de maturação da uva. Hoje, com o auxílio da tecnologia e do acompanhamento técnico, as vinícolas conseguem colher no melhor momento possível.

Mas como saber se a uva está madura?

Semanas antes da vindima, são feitas coletas em diferentes parcelas do vinhedo para análise laboratorial. São verificados elementos como nitrogênio, acidez e teor de açúcar. A amostragem precisa ser representativa e heterogênea. A decisão final fica a cargo do viticultor e do enólogo. De modo geral, as uvas brancas amadurecem antes das tintas. Além disso, vinhas expostas ao sul (no hemisfério norte) amadurecem mais cedo que as do lado norte.

Etapas da Vindima

Para uma vindima de qualidade, é necessário seguir etapas cuidadosas:

  1. Monitoramento constante dos vinhedos para avaliar o momento ideal.
  2. Colheita manual ou mecanizada das uvas.
  3. Controle de qualidade no campo e na vinícola, em mesas de seleção.
  4. Desengace, onde se retiram os galhos e folhas.
  5. Esmagamento das uvas (mecanicamente ou com pisada tradicional). No método tradicional, as uvas são pisadas em um lagar de madeira até extrair todo o suco — marca registrada da vindima tradicional.

Mais econômica e rápida, realizada com colheitadeiras que sacodem os vinhedos, recolhendo as uvas em tolvas. Embora eficiente, não permite seleção dos cachos, o que pode impactar na qualidade. É usada em grandes plantações com vinhedos em espaldeiras.

Bora conhecer?

Aqui no Chile temos as melhores vinícolas do mundo e você pode conhecê-las pessoalmente! Partiu? Nos mande uma mensagem no direct que a equipe vai entrar em contato com você. É só tocar aqui!

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Assista nossos conteúdos no youtube!