Se você vai ao Peru, prepare seu paladar! A gastronomia peruana é uma das mais renomadas do mundo e reúne sabores intensos, ingredientes nativos e muita criatividade. Entre os pratos que você precisa provar estão o clássico ceviche, que é a comida mais icônica do país. Mas tem muitas outras, tá? Bora ver?
Ceviche
Impossível começar esta lista com outro prato, né? O ceviche é o mais famoso do país, tanto que foi declarado Patrimônio Cultural. Existem diversas versões mundo afora, mas a receita original leva peixe branco cru, cebola roxa, pimenta, coentro, sal e limão (ou lima). Como acompanhamento, costuma-se servir milho, alface e batata-doce. Em muitas cidades costeiras, existem restaurantes especializados que servem apenas variações dessa iguaria — as cevicherias.
Atenção: normalmente o ceviche vem com bastante coentro e pimenta, então é bom ficar de olho se não for muito fã desses ingredientes.
Papas a la huancaína
“Papas” são batatas em espanhol, e se tem batata, a chance de o prato ser bom já é grande, né?
A huancaína é um molho de pimenta amarela, levemente picante.
As batatas são cozidas em rodelas grossas e cobertas com esse molho.
Como acompanhamento, costumam vir ovos cozidos, alface e azeitonas pretas.
Anticuchos
De origem pré-colombiana e muito populares durante o império inca (e em algumas regiões da Bolívia), os anticuchos continuam sendo bem consumidos no Peru.
Lembram muito os espetinhos brasileiros e podem ser de carne bovina (filé mignon ou coração), frango ou peixe.
Cuy
Muita gente no Brasil tem porquinhos-da-índia como pets, mas no Peru a história é diferente.
Esses bichinhos são servidos em diversos restaurantes de comida típica, então, se no cardápio estiver “cuy”, é bom saber o que está por vir. Normalmente, eles são assados ou fritos inteiros (inclusive com cabeça e patinhas), o que pode chocar quem está acostumado a vê-los como bichinhos de estimação.
Quem já experimentou diz que o sabor lembra frango.
Cancha peruana
Até pouco tempo atrás, nem todo mundo sabia o nome exato desse aperitivo, embora ele apareça em muitos restaurantes peruanos. A cancha peruana (também chamada de cancha serrana ou maíz tostado) é uma variedade de milho de grãos grandes, tostados e salgados, geralmente servida antes dos pratos principais ou como acompanhamento. É quase como se fosse o “amendoim japonês” de lá, só que em versão milho!
Os sabores peruanos vão muito além desses cinco exemplos. Cada receita carrega um pouco da história e da cultura do país, trazendo combinações inusitadas e surpreendentes em cada garfada. É uma viagem gastronômica que vale a pena explorar de norte a sul. E se quiser receber uma lista dos melhores restaurantes do país, manda a palavra “Peru” no direct do nosso Instagram que a gente te ajuda! É só tocar aqui!